Seis casos de Influenza são notificados, com dois óbitos registrados na região do Seridó

Dados divulgados pela IV Unidade Regional de Saúde Pública e o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes apontam que seis casos de Influenza foram notificados na região nos primeiros meses de 2019. Dos seis, dois foram a óbitos, um em Jardim do Seridó e outro em Carnaúba dos Dantas.

Um conseguiu a cura, outro está em tratamento, e três permanecem hospitalizados no Hospital Regional e no Hospital do Seridó.

Confira o quadro com dados epidemiológicos dos seis casos:

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade; gestantes, puérperas, adultos com 60 anos ou mais; portadores de doenças crônicas não transmissiveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi fechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos
entre pessoas de diferentes faixas etárias.

A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica e são responsáveis pelas epidemias sazonais. A influenza é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza.

A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana sem necessitar de cuidados médicos. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco. Ocorre também aumento nas taxas de hospitalização por pneumonia.