Saúde na Praia: ação conjunta do MPT, UFRN, CREA e Secretaria Municipal de Saúde tem dia de atividades na praia de Ponta Negra

Conscientizar sobre os riscos do trabalho com exposição ao sol e os consequentes danos à saúde é o objetivo da ação “Saúde na Praia” que acontece amanhã (5), na orla de Ponta Negra, em mais uma edição do projeto idealizado pela equipe da Estratégia Saúde da Família do bairro. Nesta edição, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) se alia ao projeto, além das universidades e das secretarias de Saúde do RN e de Turismo do município de Natal, parcerias já consolidadas. O evento começa às 7h, ao lado do Quiosque 10, na orla da Praia de Ponta Negra.

Na atividade, serão feitos exames dermatológicos pela equipe do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e por médicos do CEREST (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador) do município, com o intuito de rastrear casos suspeitos de câncer de pele.

Também serão realizados exames de cavidade oral pelos docentes e alunos do curso de Odontologia da UFRN, como forma de prevenção de câncer de lábios, também consequência de exposição solar. Além dessas ações, o CREA-RN (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) fará a medição de raios UV, como uma primeira etapa de medições que serão feitas em outros locais.

As atividades do projeto “Saúde na Praia” são realizadas há cinco anos, com o desenvolvimento de ações relacionadas ao calendário do Ministério da Saúde. Este mês, a campanha é pela doação de órgãos, o Setembro Verde. Haverá, na ação, membros da equipe da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde. 

Às 7h30 haverá uma aula de atividade física, ministrada por profissional de educação física do Distrito Sul, assim como orientações sobre a prática de exercícios físicos ao longo do dia. A parceria com universidades e secretarias do Estado e do município de Natal proporcionará ainda a prestação dos seguintes atendimentos: rastreamento de obesidade e prevenção de doenças crônicas; avaliação física; testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatite B e C; verificação de pressão arterial e glicemia capilar; vacinação do Calendário de Vacinação do Adulto; distribuição de material educativo sobre prevenção de câncer de pele, doação de órgãos e prevenção de DST’s.