Hoje, 11 de abril, é dia de festa em dose dupla para os acarienses. Primeiro pela emancipação política, evento comemorativo já tradicional na cidade. Segundo que a partir hoje fica marcada a data da sanção da Lei 11.079/2022 de autoria do deputado estadual Francisco do PT que reconhece como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do RN a Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia.
“É um templo belíssimo que agora passa a ser patrimônio do RN. Pra mim, como cristão e seridoense, é motivo de muita honra ter sido o autor dessa lei em reconhecimento a essa igreja centenária, um dos principais templos do RN, devido sua importância histórica, artística e arquitetônica”, justificou Franciso do PT.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou que “iniciativas como essas têm, acima de tudo, caráter simbólico, mas muito representativo, de estimular a autoestima, motivar e fortalecer a religiosidade do nosso povo, ao mesmo tempo em que fomenta o turismo religioso, que se traduz em renda para o município e melhor qualidade de vida da população”.
O pároco da Basílica, Emanuel Medeiros elogiou a iniciativa. “Agradeço o deputado Francisco do PT pela sensibilidade em ter apresentado essa lei para reconhecer a nossa igreja como Patrimônio do Estado”.