Saiba quem é Paulo Pimenta, ministro nomeado como autoridade federal para reconstrução do RS

Paulo Pimenta
Paulo Pimenta — Foto: Divulgação - Câmara dos Deputados

Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta foi escalado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para atuar como autoridade federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Na nova pasta de caráter emergencial, Pimenta mantém o status de ministro ao trabalhar na articulação de ações de diferentes pastas do governo estadual e das prefeituras em ações para a reconstrução do estado, devastado pela pior calamidade climática já vivida em sua história.

Deputado federal pelo PT do Rio Grande do Sul desde 2003, Paulo Pimenta foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira para comandar a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência. Pimenta é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e teve a presidente do PT, Gleisi Hoffmann com a principal fiadora de sua candidatura à Secom.

Desde que assumiu o cargo, no entanto, acumula uma série de atritos, como ao fazer publicação vista como irônica no dia em que a Polícia Federal deflagrou operação contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, e ao defender posição do presidente da Câmara, Arthur Lira, de reafirmação da posição autônoma do Legislativo ante o Orçamento federal.

Paulo Pimenta foi líder do PT na Câmara de 2018 a 2020. Durante sua atuação parlamentar, uma das iniciativas do deputado foi a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para restabelecer a exigência de diploma de jornalista para exercer a profissão. A obrigatoriedade do diploma de jornalista foi derrubada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, o deputado argumentou que era preciso formação técnica para exercer a profissão.

— Evidentemente que o diploma, por si só, não evita a ocorrência de abusos. Contudo, mais certo é que a ausência de formação técnica e noções de ética profissionais potencializam enormemente a possibilidade de os abusos ocorrerem — disse em entrevista à agência Câmara.

Deputado mais votado do PT do Rio Grande do Sul nas últimas quatro eleições, Paulo Pimenta coordenou a campanha do presidente Lula no estado. Pimenta é considerado da ala mais à esquerda do partido.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.