RN Invest promoveu aproximação do Rio Grande do Norte com empresariado nacional e internacional

Realizado pelo Governo do Estado na última segunda-feira (4), em São Paulo, para apresentar as potencialidades do Rio Grande do Norte, o RN Invest foi palco de aproximação entre diferentes agentes do setor empresarial nacional e internacional. Como explica o secretário adjunto de desenvolvimento econômico Silvio Torquato, “um dos objetivos do evento era levar o depoimento de sucesso de empresas instaladas no RN para o conhecimento de um público diversificado, de diferentes setores e diferentes lugares do país e do mundo”.

Entre os que formaram o público de quase 150 participantes, estavam empresários de diversos estados, como Guilherme Goulart (Cremer SA), Vilson Schvartzman (Profarma Specialty), Telmo Netto Costa Jr. (Grupo Meta) e Luís Wagner de Moraes (Embalagens Flexíveis Diadema). Também estavam presentes representantes de importantes instituições comerciais internacionais, como Mohamed Elkhatib, da embaixada da República Árabe do Egito, e integrantes da Câmara de Comércio do Mercosul e Américas e da Câmara de Desenvolvimento de Negócios Brasil-China.

Além de assistir às apresentações sobre os potenciais do Rio Grande do Norte, nas áreas de pesca, energia, fruticultura, minérios e confecções, os presentes tiveram a oportunidade de discutir ideias de parcerias com os empresários e representantes potiguares, com acesso direto aos membros do executivo incluindo a governadora Fátima Bezerra. Este foi o caso de Felipe Marins, Marisol Yao e Fabiana Novais, da Câmara Brasil-China, que apresentaram à governadora, acompanhada da Secretária de Turismo Ana Costa, a ideia de tornar a cidade potiguar Macau e a homônima chinesa em “Cidades Irmãs”, fortalecendo o vínculo comercial entre o RN e a China. A governadora também conversou com Chen Kuan Ting, da State Power Investment Corporation (SPIC), empresa líder mundial em energia eólica e uma das 5 maiores do ramo de energia na China, sobre um protocolo de intenções que será elaborado para implantação de projetos em energia eólica e solar no Rio Grande do Norte.

O setor de fármaco-químicos foi um dos mais presentes, representado por empresas como a ABRADIMEX e a Profarma Specialty – esta última já em tratativa com o Governo do RN desde o início do ano para a possível instalação de um Centro de Distribuição no estado. Para os empresários do ramo, pesam positivamente os benefícios fiscais apresentados durante o RN Invest  implementados pela atual gestão do Estado através de sua nova política de desenvolvimento econômico. O novo modelo de regimes especiais de tributação para Centros de Distribuição e Comércio Atacadista e o novo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), que tem o segmento classificado como “atividade estratégica” para o estado, coloca o Rio Grande do Norte em alto grau de competitividade para a atração de investimentos deste que é um dos mercados mais importantes do mundo.