Rio Guaíba tem cheia histórica e invade ruas de Porto Alegre

Um homem rema em uma canoa entre as ruas alagadas do bairro Encantado, no Rio Grande do Sul. Fortes chuvas causam enchentes no Rio Grande do Sul desde o fim de semana        -  (crédito: Silvio Avila/ AFP)

Com o avanço no nível da água do rio Guaíba, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, uma das comportas cedeu e as ruas do município acabaram alagadas nesta segunda-feira (20/11). A região mais afetada foi a do Quarto Distrito. 

A situação causou alagamentos e inundações no local. Segundo o MetSul Meteorologia, o Guaíba experimenta a segunda maior cheia desde 1941, quando o rio atingiu 4,76 metros.

“No momento em que as águas invadiram o Quarto Distrito, o nível do Guaíba estava em 3,35 metros. Subiu até 3,44 metros durante a madrugada. Trata-se de maior cheia na cidade nos últimos 82 anos, superando as de 1967 e setembro de 2013. Desde a grande enchente de 1941 o Guaíba não se elevava tanto em Porto Alegre”, pontuou o centro de meteorologia. 

A Prefeitura de Porto Alegre informou, no sábado (18/11), que a Defesa Civil está monitorando as regiões que apresentaram inundações em outros momentos.

O alto volume de chuvas em Porto Alegre está causando elevação em vários rios, que desaguam no rio Guaíba. 

De maneira preventiva, a Prefeitura fechou as comportas do sistema de proteção contra cheias do Guaíba nesta segunda-feira (20/11).

O Correio entrou em contato com a Prefeitura e com a Defesa Civil de Porto Alegre para saber as ações que estão sendo tomadas diante do ocorrido, mas ainda não teve retorno. 

Chuvas em Santa Catarina

O alto volume das chuvas também afeta o estado de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, 71 cidades estão em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.

Fonte: Correio Braziliense