Rio e Goiânia têm recorde de calor no ano, e termômetros batem 40 graus pelo país; veja as capitais mais quentes

Exposição ao sol em dias de muito calor é prejudicial

Dezesseis estados continuam sob alerta vermelho, de alto risco à saúde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por conta da onda de calor. Mais uma vez, termômetros voltaram a marcar temperaturas próximas ou acima dos 40 graus nesta quinta-feira. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, bateu o recorde do ano, com 40,6 graus registrados na estação de Marambaia, segundo dados preliminares do Inmet. Goiânia também confirmou a expectativa que havia de superar a maior marca de 2023: termômetros chegaram a 39,7 graus — quatro décimos acima do registrado em setembro.

Cuiabá (MT), por sua vez, marcou 40,4 graus e também esteve entre as capitais com maiores temperaturas nesta quinta-feira — foi pelo menos o 11º dia seguido com termômetros acima dos 40 graus na cidade. Havia ainda expectativa de quebra de recordes em Brasília (DF), Vitória (ES) e São Paulo (SP), que a princípio acabaram não se confirmando.

Isso não significa, entretanto, que os dias não foram quentes. A capital do país registrou máxima de 34,4 graus; nas capitais paulista e capixaba, onde acabou havendo um pouco de nebulosidade ao longo do dia, o pico ficou por volta dos 32 graus.

Mais uma vez, cidades de Minas Gerais também voltaram a figurar no topo do ranking de temperaturas mais altas do dia. A cidadezinha de Unaí, no noroeste mineiro, registrou 42 graus — 5º dia seguido com temperatura acima dos 40 graus. O município de Arinos registrou 41,5 graus. Na capital Belo Horizonte, a máxima foi de 37 graus, também segundo o Inmet.

Fonte: Inmet

A base de dados do Inmet que apura as maiores temperaturas registradas ao longo do dia é atualizada durante a madrugada e podem haver algumas mudanças, sobretudo em relação às temperaturas registradas em estações automáticas.

Os estados em alerta vermelho por conta da onda de calor são: Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins e Distrito Federal.

Também estão sob alerta vermelho, mas por conta do “grande perigo” provocado por tempestades: Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também segundo o Inmet.

Fonte: O Globo