Quinta edição da Semana Estadual da Adoção realiza ações de conscientização

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte promove, entre os dias 19 e 25 de maio, a 5ª Semana Estadual de Adoção. Com o tema “Olha para mim”, a Semana tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da adoção, principalmente de crianças e adolescentes fora do perfil preferencial da maioria dos adotantes.

“O objetivo da campanha é sensibilizar, não só os pretendentes que estão no Cadastro Nacional de Adoção, para a adoção de crianças maiores de três anos, adolescentes, criança de cor diferente dos adotantes, com problemas de saúde, grupo de irmãos e outros que estão fora do perfil procurado pela maioria dos adotantes”, explica o coordenador da CEIJ, o juiz José Dantas de Paiva.

O magistrado aponta que existem mais de 500 pretendentes do estado no Cadastro Nacional de Adoção e 53 crianças e adolescentes aptos à adoção. “Essa conta não fecha por causa do perfil criado, que é excludente. A campanha vem com o objetivo de tornar essas adoções possíveis”, pontua José Dantas.

Perfis excludentes

Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), existem 512 pessoas no Rio Grande do Norte que pretendem adotar. De outro lado, existem 53 crianças ou adolescentes esperando por uma família. Apesar da diferença de 866% entre o número de pretendentes e de adotandos, os números revelam uma realidade cruel para essas crianças e adolescentes: as restrições que as deixam fora do perfil esperado pelos pretendentes.

O Cadastro Nacional de Adoção aponta que 366 pretendentes não aceitam adotar irmãos – enquanto isso, existem 38 irmãos à espera de adoção. Onze crianças ou adolescentes no CNA possuem algum problema de saúde, mas 367 pretendentes definiram que somente aceitam adotar crianças sem doenças. Cinquenta crianças ou adolescentes no CNA têm entre 8 e 17 anos de idade. Mas somente 33 pretendentes aceitam adotar pessoas com esse perfil.

Programação

Durante a Semana Estadual de Adoção acontecerão palestras, seminários, simpósios, audiências públicas, cursos e diversas outras ações voltadas para diferentes públicos por diferentes comarcas do RN. Em Natal, a abertura oficial acontece neste domingo (19) com uma caminhada no Parque das Dunas, a partir das 8h.

A programação completa está disponível aqui.