Presa por tráfico internacional de drogas na Tailândia, em 2022, a brasileira Mary Hellen Coelho Silva obteve o ‘perdão real’ da multa pela condenação e redução de pena, nesta segunda-feira. O valor é de cerca de R$ 105 mil. Na ocasião do crime, Mary foi presa com outro brasileiro no aeroporto de Bangkok, os dois transportavam nove quilos de cocaína.
Natural de Pouso Alegre, Minas Gerais, Mary Hellen confessou durante o julgamento ter traficado drogas para a Tailândia, por isso, recebeu uma condenação, no âmbito penal, de 7 anos e 6 meses de prisão, além de 750.000 Baht, o equivalente, segundo a defesa, acerca de R$ 106.483,15.
A multa poderia também ser convertida em dias de prisão, o que resultaria em mais 1.500 dias na cadeia. Assim, Mary Hellen passaria, no total, 11 anos em cárcere.
O perdão é rotina e concedido duas vezes no ano: no aniversário do rei e no Dia dos Pais. No primeiro caso, a data é 28 de julho, quando o rei Maha Vajiralongkorn celebra mais um ano de vida.
Ele está no trono desde 2019 e costuma abrir exceções para alguns crimes durante os festejos para detentos estrangeiros e também presos da Tailândia. Já a segunda data em que o perdão real é concedido é em 5 de dezembro, quando o Dia dos Pais é comemorado na Tailândia. Além disso, para que o perdão real seja concedido é preciso que o detento tenha cumprido um terço da pena.
Fonte: O Globo