Que dia é comemorado o Dia das Mães no Brasil? Veja data em 2024

Dia das mães é uma data comemorativa celebrada no Brasil há mais de 90 anos
Dia das mães é uma data comemorativa celebrada no Brasil há mais de 90 anos — Foto: Pixabay/shanghaistoneman

O Dia das Mães é comemorado no Brasil sempre no segundo domingo de maio — em 2024, será celebrado em 12 de maio. A data comemorativa foi assim constituída a partir de um decreto de 5 de maio de 1932, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, seguindo um modelo de efeméride já adotado por outros países.

No Brasil, a data de homenagens às mães é sempre feita no segundo domingo do mês de maio. Neste ano, a celebração vai ocorrer em 12 de maio.

O dia não é considerado feriado nacional, sendo definido apenas como uma data comemorativa no Brasil. Também não costuma ser declarado nem ponto facultativo no país.

A data comemorativa foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas em 5 de maio de 1932. De acordo com o decreto de número 21.366, “o segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para o seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

A manifestação de homenagens é semelhante ao modelo de outros países como os Estados Unidos, que comemora a data no mesmo dia desde 1858. No país, a comemoração foi uma iniciativa da ativista Anna Maria Jarvis, que passou a militar pela causa depois da morte da mãe, que ocorreu, mais especificamente, no dia 9 de maio..

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.