Projeto de Educação revolucionário é apresentado na Câmara de Vereadores de Caicó

Uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Caicó na noite desta quinta-feira (25) tratou sobre um projeto revolucionário para a educação na região do Seridó. Trata-se do Projeto de Alfabetização Nenhum à Menos que vai ser implantado em Caicó e outras 10 cidades da circunscrição da 10 ª Diretoria Regional de Educação e Cultura ( DIREC).

A audiência foi proposta pelo vereador Andinho Duarte e o projeto que é pioneiro em Caicó e Angicos, é inspirado nas 40 horas do educador Paulo Freire, articulando uma política de superação ao analfabetismo no Rio Grande do Norte.

De acordo com dados apresentados na audiência, 8.000 pessoas em Caicó são analfabetas. Nessa perspectiva o projeto é de sua importância, pois além de chegar tanto aos jovens quanto aos idosos, possibilitará aulas práticas culturais, corporais, dentre outras áreas pretensas pelas pessoas que participarem do projeto.

Para o vereador Andinho Duarte, que também é educador, aprender a ler e a escrever é, acima de qualquer coisa, uma oportunidade que uma pessoa tem para se sentir um pouco mais cidadã, e por este motivo, é fundamental Para um país, procurar dar condições para que a maior parte da população possa ser alfabetizada da melhor forma possível.

“E isto se dá pelo fato de que um cidadão devidamente alfabetizado apresenta melhores condições de procurar informações, além de também reunir condições para procurar por mais conhecimento, já que este cidadão é capaz de ler”, disse.

O projeto está em fase de apresentação e quando for lançado será dado a largada na Revolução da Educação potiguar.
A audiência contou com a participação do secretário extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo do Rio Grande do Norte – Fernando Mineiro, representantes do IFRN, Senai, SEEC, a diretora da 10ª DIREC – Suenira Nóbrega, Dany Guedes ( representando o deputado estadual Francisco do PT), além de outros convidados.