Professores indicam técnicas de relaxamento contra a ansiedade no Enem: ‘Respirar devagar’

Alunos se preparando para o Enem 2024
Alunos se preparando para o Enem 2024 — Foto: Leo Martins / O Globo

É naturalíssimo sentir nervosismo durante a prova do Enem. Quem aí, entre os candidatos, não lidou com frio na barriga, batimentos acelerados e vontade (repentina e intensa) de urinar, em algum momento do primeiro dia de prova, no último domingo (3)? Professores e especialistas no assunto ressaltam que os estudantes podem — e devem — praticar exercícios de respiração durante o exame para obter a sensação de relaxamento. No próximo domingo (10), acontece a prova final, com a aplicação de 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (que abrangem matemática) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (com as disciplinas de biologia, física e química contempladas).

— Para amenizar a tensão, o vestibulando pode utilizar algumas técnicas de relaxamento para a mente. Uma delas é a respiração profunda. Ao respirar devagar, focando em cada inspiração e expiração, o estudante pode se conectar com as sensações do corpo, reduzindo a frequência cardíaca e promovendo a calma — esclarece Daniele Lambert, professora e coordenadora de educação socioemocional do Colégio Qi. — No momento da prova, se a ansiedade bater forte, vá ao banheiro, molhe o rosto, pratique a respiração profunda e lembre-se de que você é capaz de realizar e terminar a prova.

Professores ouvidos pelo GLOBO indicam a chamada “respiração diafragmática” como uma das melhores técnicas de controle emocional durante a prova. A seguir, veja o passo a passo:

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.