Professores da rede estadual decidem suspender greve após quase um mês

Da Tribuna do norte – A greve dos professores da rede estadual de educação foi suspensa nesta quinta-feira (19) após quase um mês de paralisação. A decisão foi tomada em assembleia da categoria, que aconteceu durante a tarde, na Escola Estadual Wiston Churchill.

De acordo com Miguel Salustiano, diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), houve poucos avanços no processo de negociação com a Secretaria de Educação na negociação mediada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), mas devido ao tempo de greve, ela foi suspensa com a expectativa do Estado reabrir as discussões.

Os professores acataram o pagamento do reajuste de 6,8% do piso salarial dos ativos a partir da folha de abril e do retroativo referente ao meses de janeiro, fevereiro e março pagos em seis parcelar a partir do mês de outubro. Já os professores aposentados recebem o pagamento em seis parcelas, de abril a setembro deste ano. 

A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, afirmou que a proposta do Governo para pagar o piso não é a ideal, porém é válida devido a conjuntura de cortes de investimentos. “Sabemos que a proposta que veio não é a melhor. Não é a que esperávamos. Porém, é a que conseguimos arrancar do governo após muita luta”, disse.

De acordo com Salustiano, a categoria vai continuar tentando negociar os outros pontos da pauta de greve, principalmente da que se trata da estruturação das escolas estaduais. Uma comissão permanente, reunindo educadores e estudantes, será formada para reivindicar as melhorias, que incluem reformas, materiais didáticos, merenda escolas e quadro completo de professores. Nesta sexta-feira (20) haverá uma reunião para tratar do assunto.

 

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.