Proarte faz campanha para a Carteira Nacional do Artesão no RN

O Governo do Estado, por meio da SETHAS, está convocando artesãos de todo o Rio Grande do Norte a comparecerem à sede do Proarte (Programa Estadual do Artesanato do RN) para fazer a Carteira Nacional do Artesão até o próximo dia 07 de dezembro. Quem já tem o documento com data de validade vencida ou prestes a vencer, terá que fazer a renovação.
 
A emissão da Carteira Nacional do Artesão, no RN, é feita pelo Proarte, assim como sua renovação. O Estado tem 10.547 (até 03/11/22) artesãos inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).
 
O RN é o sétimos estado do país com maior número de artesãos cadastrados no SICAB e o Proarte, por meio de cursos e apoio técnico como o 1º Ciclo de Palestras e Oficias Sua Arte no Mundo, iniciado este mês de novembro, quer incentivar a profissionalização e capacitação dos profissionais do segmento.
 
CARTEIRA
 
A Carteira Nacional dos Artesãos é um documento oficial profissional, com validade em todo o território nacional e que precisa ser renovado a cada 06 (seis) anos.
Somente com a Carteira Nacional, o profissional está habilitado a participar de feiras e eventos nacionais e internacionais do artesanato.  
Para quem é artesão, é preciso fazer a Carteira e quem já tem o documento é necessário fazer sua renovação, caso a validade já tenha vencido. Abaixo, está o passo-a-passo para a emissão do documento.
 
Como fazer ou renovar a Carteira Nacional do Artesão:  
 
Quem vai fazer a Carteira pela primeira vez tem quem que ir, pessoalmente, à sede do Proarte.
A SEDE DO PROARTE funciona no prédio do SINE RN em Candelária, na Rua Nossa Senhora da Candelária, por trás da Padaria Bonfim (na Avenida Prudente de Morais) e ao lado da OAB.
Funcionamento do Proarte:
  • De segunda a sexta-feira;
  • Das 8h às 13h30.
Documentos necessários:
• Xerox das carteiras de Identidade e do CPF;
• Xerox do comprovante de residência;
• 01 foto 3×4;
• É necessário:
–  trazer uma peça para finalizar e/ou iniciar no local ou vídeo mostrando a sua habilidade com a técnica;
• Trazer peças acabadas da sua técnica artesanal.
 
OBS.: Para a RENOVAÇÃO da Carteira  é necessário trazer apenas 01 (uma) foto 3×4 e cópia do comprovante de residência, caso tenha mudado de endereço.
Informações: (84) 3190-0711 (84)  9 8103-2379