O Príncipe Harry não teria sido informado sobre o estado de saúde de sua avó, a Rainha Elizabeth II, antes dela falecer no dia 8 de setembro de 2022, aos 96 anos. Segundo o jornalista especializado na monarquia britânica Omid Scobie, o príncipe e sua esposa Meghan Markle “não tinham ideia” dos preparos do Palácio de Buckingham e de que a Rainha poderia morrer nas horas seguintes.
O Duque de Sussex soube através de um telefonema de número desconhecido, que somente atendeu após insistência da esposa. Seu pai, Rei Charles III, ao telefone lhe disse que ele e a rainha consorte Camilla Parker Bowles estavam a caminho de Balmoral, lugar onde a Rainha acabou falecendo. Segundo o portal britânico The Mirror, só naquele momento o Rei disse que Harry deveria ir imediatamente para a Escócia.
Ainda segundo o jornalista, Harry teria tentado contatar o irmão, William, para organizar uma viagem em conjunto até Balmoral para a despedida da avó, mas não foi respondido.
Harry era muito próximo da avó e chegou a visitá-la em setembro de 2022. Os médicos da monarca haviam pedido que ela fosse poupada de atividades cansativas e se dedicasse a repousar. Segundo atestado de óbito, a causa da morte da monarca mais longeva da história foi ‘velhice’.
Fonte: O Globo