Primeiro-ministro de Israel visita a fronteira com o Líbano em dia de ataques do Exército contra posições do Hezbollah

Netanyahu fala à mídia durante entrevista coletiva conjunta com o presidente francês em Jerusalém
Netanyahu fala à mídia durante entrevista coletiva conjunta com o presidente francês em Jerusalém — Foto: Christophe Ena / POOL / AFP

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitou a fronteira com o Líbano neste domingo, informou seu escritório em comunicado. A presença do premier na região ocorreu enquanto o Exército israelense continuava a bombardear posições do grupo xiita Hezbollah no sul libanês. Esta é a segunda vez que Netanyahu visita a região fronteiriça em menos de um mês.

Israel deu início a uma campanha militar intensificada contra o Hezbollah em setembro, quase um ano após o grupo começar a disparar foguetes contra Israel em solidariedade ao grupo terrorista Hamas pela guerra em Gaza. Desde então, a ofensiva israelense já deslocou mais de um quinto da população do Líbano, e mais de 1,9 mil pessoas morreram nesse período.

Também neste domingo, autoridades israelenses relataram que “vários projéteis” foram disparados do Líbano em direção a Israel. Alguns foram interceptados e outros caíram em áreas desabitadas. Mais cedo, o Exército do Estado emitiu um novo alerta de retirada para a população de algumas áreas da região de Baalbek, no leste do Líbano, indicando que irá bombardear alvos do grupo xiita.

“Você está atualmente próximo de instalações e ativos vinculados ao Hezbollah, que as Forças Armadas de Israel têm como alvo”, publicou no X o porta-voz em árabe do Exército de Israel, Avichay Adraee. “Para a sua segurança e a de seus familiares, vocês devem sair imediatamente do edifício [indicado] e os adjacentes, e manter distância de pelo menos 500 metros durante as próximas quatro horas”, continuou.

O Ministério da Saúde do Líbano informou que um ataque israelense matou três pessoas perto da cidade de Sidon, no sul, neste domingo, enquanto mais bombas caíram no leste. A Agência Nacional de Notícias do Líbano (NNA) relatou outro ataque israelense ao sul de Sidon, na cidade de Ghaziyeh. Esse ataque atingiu um edifício residencial, segundo um correspondente da AFP, que informou que uma criança foi resgatada dos escombros.

A NNA também informou que outros ataques israelenses ocorreram perto de um hospital em Tebnin, uma cidade no distrito de Bint Jbeil, no sul do Líbano. O prefeito de Tebnin declarou à AFP que o hospital sofreu danos significativos.

(Em atualização)

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.