‘Primaverão’: animação mostra efeito pelo país de onda de calor que bateu recorde no Rio e em SP; veja previsão

Animação mostra evolução da onda de calor pelo país em 12 de novembro

Boa parte do Brasil mergulhou neste fim de semana, em plena primavera, numa onda de calor com as temperaturas mais altas do ano no Rio de Janeiro e em São Paulo, informaram as autoridades. O cenário não foi muito diferente na maioria dos estados do país, como mostra a animação abaixo.

Usando como base dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), O GLOBO elaborou um mapa animado que mostra a variação da temperatura em todo o Brasil ao longo deste domingo, um dos dias mais quentes desta estação.

Segundo o sistema Rio Alerta, ligado à prefeitura carioca, a temperatura máxima registrada no domingo foi de 42,5°C, em Irajá, na Zona Norte da cidade, com sensação térmica de 50,5°C. O recorde anterior de 2023 era de 41,8°C, em pleno verão, em fevereiro. Média da sensação térmica de 37,5°C. Já em São Paulo, o Centro Prefeito de Gestão de Emergências Climáticas (CGE) também registrou recorde para o ano de 2023, com temperatura média à tarde de 36,9°C.

Foi a temperatura mais elevada já registrada em novembro desde que a organização começou a medir as temperaturas, há 19 anos. A maior temperatura máxima absoluta, medida em apenas um ponto, também foi recorde neste domingo, com 38,5°C registrados na subprefeitura de Vila Mariana, na Zona Sudeste da capital paulista.

Na animação, é possível ver que praticamente todos os estados do Brasil registraram temperaturas elevadas nesta quinta.

No meio da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que a onda de calor afetaria diversas regiões do Brasil até a próxima quarta-feira. O instituto emitiu alerta vermelho, sinônimo de “grande perigo” para a saúde, para diversas zonas do Sudeste e Centro-Oeste do país, com temperaturas previstas 5°C acima dos normais sazonais.

O alerta vermelho do Inmet se estende por Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Rondônia; e São Paulo. Além do Inmet, a MetSul também alerta para uma situação “singular e extraordinária” com a onda de calor pelo país. A empresa destacou que as temperaturas da próxima semana atingirão “níveis jamais experimentados por dezenas de milhões de brasileiros”.

“MT, MS, SP, MG e RJ terão 42°C a 45°C. Várias capitais podem ter recordes de até um século. É situação singular e extraordinária”, alertou o MetSul.

Ainda de acordo com o Met Sul, uma massa de ar “absurdamente” quente vai se espelhar pelo Centro-Oeste e pelo Sudeste do país. A massa quente vai bloquear a chuva no Sul do país, o que levará a volumes extremos de precipitação na região.

“Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem se preparar para enchentes”, de acordo com a empresa.

O Brasil foi atingido por eventos climáticos extremos nos últimos meses, com uma seca histórica na Amazônia e chuvas catastróficas acompanhadas de ciclones no sul do país.

Na quarta-feira, o observatório europeu Copernicus anunciou que outubro foi o mês mais quente alguma vez registado no mundo, o quinto recorde mensal consecutivo, com a “virtual certeza” de que o recorde anual de 2016 seria batido.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda-feira em São Paulo terá temperatura mínima de 23ºC e máxima de 37ºC. A previsão é de muitas nuvens pela manhã, com possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite. O cenário é o mesmo para a terça-feira. Já na quarta, a expectativa é de muitas nuvens no céu, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima será de 35ºC e a mínima, de 20ºC.

O sistema Alerta Rio prevê, nesta segunda-feira, a atuação de um sistema de alta pressão, que manterá o tempo estável sobre a cidade do Rio de Janeiro. Não há previsão de chuva para os próximos dias, e as temperaturas permanecerão estáveis e elevadas, com máximas em torno dos 40°C.

“Entre terça-feira e quinta-feira (14 a 16/11), áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera, reforçadas pelo calor, influenciarão o tempo no Rio, com previsão de pancadas rápidas de chuva moderada nos períodos da tarde e noite”, afirmou o sistema do Alerta Rio.

Em Brasília, por sua vez, a segunda-feira terá temperaturas entre 19ºC e 34ºC. Na terça-feira, a mínima oscila a 20ºC, com poucas nuvens no céu da capital federal. Na quarta, porém, muitas nuvens circularão pela cidade, que pode ter pancadas de chuva isoladas ao longo do dia.

Enquanto isso, a previsão é que as nuvens aumentem em Belo Horizonte a partir da tarde e da noite desta segunda-feira. As temperaturas ficarão entre 21ºC e 37ºC até a terça-feira. Na quarta, oscilarão entre 38ºC e 22ºC, com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada.

Fonte: O Globo