Presídio de Caicó se destaca com Projeto “Transformando Sucatas em Artes”

Alguns dos agentes envolvidos no Projeto

“Transformando Sucata em Artes” é um dos muitos projetos de ressocialização dos internos da Penitenciária Estadual do Seridó envolve a confecção de peças de artesanato.

Nas mãos de quem cometeu crimes, o lixo acaba virando luxo, e as peças acabam sendo usadas em ambientes internos e externos de residências, comércios e empresas.

O projeto, que recebe todo o apoio do Secretário de Administração Penitenciária do RN, Pedro Florêncio Filho, tem como objetivo, incentivar apenas a descobrirem seus talentos e potencialidades, transformando em profissionais autônomos.

O Grupo de Escolta (GEP), que tem como diretor o agente Damião Oliveira tem uma participação importante no projeto, já que são os agentes do grupo quem se responsabilizam pela arrecadação do material usado para a confecção das peças, geralmente são sucatas de ferro, descartadas e cedidas ao projeto, por oficinas mecânicas de Caicó. “Vamos uma ou duas vezes no mês visitar oficinas que ja são parceiras do projeto, e quando chegamos o material já está separado pelos próprios donos das oficinas“, explicou Gabriel, outro agente que participa do projeto.

Sucata sendo recolhida

Como estão privados de liberdade, os habilidosos internos ainda não se responsabilizam pela venda de seus produtos, missão essa que fica com a coordenadora do Projeto, a agente penitenciária Francisca Gomes e o vice-diretor do Presídio, Júnior Fonseca, também coordenador do projeto.

As peças estão a disposição do público externo da Penitenciária, que pode visitar o local, conhece-las em um showroom montado na sala onde funciona o projeto, e caso tenha interesse, adquiri-las. “Também vendemos nas feiras de artesanato e, em breve nossa intenção é colocar as peças para serem exibidas e vendidas na Caicó Mostra Caicó”, destacou Damião Oliveira.

As peças estão disponiveis também no Instagram Oficial do Projeto, clicando aqui

Confira algumas peças

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.