Preço do aluguel em Brasília bate recorde em outubro, diz estudo

Esplanada
Estudo indica desaceleração na alta dos preços; na imagem, vista de Brasília da Praça dos Três Poderes

O valor do aluguel por m² de imóvel em Brasília atingiu o valor recorde de R$ 42,51 em outubro de 2023, segundo um levantamento feito pela plataforma de classificados Quinto Andar em parceria com a Wimoveis

O aumento foi de 9,96% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar de ainda estar no positivo, o indicador veio menor do que em setembro e agosto, o que sugere uma desaceleração na alta dos preços.

 

O efeito se explica por uma série de fatores, diz Pedro Capetti, especialista em dados do Grupo QuintoAndar. Um deles é o aumento gradual dos preços depois da pandemia. Os imóveis ficam desvalorizados no período e é natural que o contrário seja observado depois do período. 

Para o especialista, é uma surpresa a taxa de desconto ofertada nos aluguéis do Distrito Federal, que fechou em 2,7%. Segundo ele, isso mostra como há espaço para negociação de apartamentos na cidade.

“As pessoas que vem de fora percebem o mercado extremamente dinâmico”, declarou Pedro em entrevista ao Poder360

Ao comparar as regiões administrativas da capital federal (antigamente chamadas de cidades satélites), nenhuma teve retração nos preços em outubro. Entretanto, duas registraram recuo no acumulado de 3 meses: Águas Claras (-5,6%) e Guará (-0,9%). 

Os valores médio variam conforme as características do apartamento: 

Leia quais são 5 regiões mais caras da cidade: 

“É importante ressaltar que o preço médio do metro quadrado reflete as características inerentes de cada localidade. Isso significa que regiões onde predominam apartamentos menores, por exemplo, tendem a ter um valor maior nesta leitura específica”, diz o comunicado enviado à imprensa. Eis a íntegra (PDF – 78 kB).

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.