Polícia apreende uma tonelada de cocaína em contêiner de abacaxis, no Equador

Polícia apreende uma tonelada de cocaína em contêiner de abacaxis, no Equador
Polícia apreende uma tonelada de cocaína em contêiner de abacaxis, no Equador — Foto: Reprodução/Polícia do Equador

A polícia do Equador apreendeu, neste sábado, 1,2 tonelada de cocaína escondida dentro de um contêiner que levava abacaxis para a Itália, elevando a quase 190 toneladas a quantidade de drogas apreendidas este ano.

Um cão deu o alerta no porto de Guayaquil (sudoeste), onde os policiais encontraram “1.230 envólucros em formato retangular tipo bloco”, embalados com a fruta e que testaram “positivo para cocaína totalizando 1 tonelada e 227 quilos (…), tendo como destino a Itália”, disse o coronel da polícia Marco Narváez durante coletiva de imprensa.

Os pacotes estavam marcados com as letras VL. Outros tinham o desenho de uma palmeira e a letra P.

“Ao longo do ano de 2023, a polícia nacional (…) conseguiu apreender 189 toneladas em nível nacional”, acrescentou Narváez, destacando que 82 delas foram confiscadas na chamada Zona 8, que abrange as cidades de Guayaquil, Durán e Samborondón, e é uma das mais violentas do país.

Situado entre a Colômbia e o Peru, os maiores produtores de cocaína do mundo, o Equador apreendeu 526 toneladas de drogas em dois anos e meio do governo do presidente Guillermo Lasso, que assumiu o cargo em maio de 2021.

Este ano foi registrado o recorde atual de apreensões de entorpecentes, com 210 toneladas.

Juntamente com as apreensões aumentou a violência. Entre 2018 e 2022, os homicídios quadruplicaram, alcançando o recorde de 26 por 100.000 habitantes.

Especialistas estimam que este ano a taxa de homicídios chegará a 40 por 100.000 habitantes.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.