Pela primeira vez, Caern recebe nota A+(bra) de agência de classificação de risco de crédito

A Caern recebeu, pela primeira vez, a classificação “A+bra”, atribuído por uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito no mundo, a Fitch Ratings, que no Brasil tem sede no Rio de Janeiro. O Rating Nacional de Longo Prazo A+(bra) obtido pela companhia potiguar é o mesmo da Saneago, de Goiás, e está apenas um grau abaixo da Cacege, do Ceará. As classificações atribuídas pela agência são revisadas anualmente.

A companhia opera em 152 dos 167 municípios do Estado, atendendo a uma população de aproximadamente 2,7 milhões de habitantes com água e 800 mil com esgoto. Os fundamentos da classificação levaram em conta vários aspectos, e a Fitch considerou entre outros fatores a expansão dos investimentos previstos para 2023 em diante trazida pelo desafio de aumentar a cobertura de esgotamento sanitário em todo o Rio Grande do Norte para 90% até 2033.

Pesou ainda o fato de que a companhia atua em um setor com alta previsibilidade de demanda, mesmo em cenários econômicos adversos, por se tratar de um serviço essencial. “A expectativa”, ressalta a agência, “é de que o volume total faturado da Caern aumente em 1,3% em 2022, após crescimento de 1,4% em 2021, e, em média, 5,3% no biênio 2023-2024, suportado pelas estimativas de crescimento da população e ampliação da infraestrutura de operações”.

No relatório, a Fitch previu que a Caern deve administrar de forma satisfatória o seu perfil de liquidez nos próximos anos, tendo acesso a linhas de crédito de longo prazo necessárias para executar os investimentos planejados. A agência apontou que em junho deste ano, a companhia apresentava somente R$ 11 milhões em dívidas com vencimento em 2023, sendo que tinha em caixa e aplicação financeiras cerca de R$ 100 milhões. “Aproximadamente 95% dos recebíveis da companhia são livres de garantias, o que favorece o seu acesso aos mercados de dívida e de capitais”, ressaltou a Fitch.

“Essa é uma conquista que mostra, de uma vez por todas, que a Caern é uma empresa pública viável e sustentável quando bem gerida”, comenta o presidente da companhia, Roberto Linhares. “A importância da água é enorme para a dignidade humana. E a Caern tem essa missão de levar qualidade de vida para a população potiguar, prezando sempre pelas boas práticas de gestão. Com certeza, a perspectiva de futuro é a melhor para o Rio Grande do Norte no saneamento básico”.