Passarela das Cataratas do Iguaçu é reaberta no Cataratas Day

Acesso à passarela das Cataratas do Iguaçu foi liberado neste sábado (11) -  (crédito: Cesar Muller)
Acesso à passarela das Cataratas do Iguaçu foi liberado neste sábado (11) - (crédito: Cesar Muller)

A passarela das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, foi reaberta neste sábado (11/11) — dia em que tradicionalmente se celebra o Cataratas Day. Os portões foram abertos após inspeção e avaliação técnica.

Na sexta (10/11), a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo havia sido fechada em razão da alta vazão do Rio Iguaçu, que ultrapassou os 9 milhões de litros d’agua por segundo. Segundo informações da concessionária Urbia Cataratas, que faz a gestão das visitações ao parque, a vazão d’água estava em 6 milhões de litros d’agua por segundo, volume quatro vezes acima da média de 1,5 milhão por segundo.

A nota da concessionária informa que, os técnicos do parque e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu.

Os moradores das 14 cidades vizinhas ao parque, incluídas no programa Passe Comunidade, foram contemplados com a gratuidade na visita deste sábado.

Cataratas day

O dia 11 de novembro marca a comemoração internacional do Cataratas Day. Em lembrança da data em que as Cataratas do Iguaçu entrou na lista das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, em 2011.

Para celebrar o Cataratas Day, todas as pessoas, do Brasil e do exterior, são convidadas a compartilhar uma fotografia com a imagem das quedas, utilizando a hashtag #cataratasday em suas redes sociais. O movimento online, realizado anualmente na mesma data, é uma declaração de amor de seus visitantes às Cataratas.

Fonte: Correio Braziliense

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.