Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para arquidiocese de BH

Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para arquidiocese de BH
Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para arquidiocese de BH — Foto: Reprodução

O Papa Francisco nomeou o religioso José Otácio Oliveira Guedes como o novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte. A decisão acata um pedido do arcebispo da capital mineira, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e foi comunicada pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira.

“Nosso amado Papa Francisco, sempre atento às necessidades do povo de Deus em nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, nomeia monsenhor José Otacio para o ministério episcopal, confiando-lhe a missão de bispo auxiliar. O gesto do Papa Francisco fortalece ainda mais a Igreja Particular de Belo Horizonte na tarefa de Proclamar a Palavra de Deus. Gratidão ao Santo Padre e ao monsenhor José Otacio, que oferece o seu ‘sim’ ao novo chamado da Igreja – a missão de bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte”, disse o arcebispo dom Walmor.

O monsenhor José Otacio Oliveira Guedes nasceu em 26 de fevereiro de 1974 na cidade de São Sebastião do Maranhão, filho de Adão de Souza Oliveira e Aulíria Alves Guedes. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, em 1991, e concluiu a formação inicial no Colégio Maria Mater Ecclesiae, em Roma. Foi ordenado diácono em 9 de outubro de 1999, e presbítero em 29 de agosto de 2000, por Dom Carlos Alberto Navarro.

De 2017 a 2020, José Otacio foi missionário na Arquidiocese de Porto Velho (RO), no projeto Igrejas Irmãs. Atuou como administrador da Área Missionária de União Bandeirantes e da comunidade Santa Dulce dos Pobres do Bairro Novo em Porto Velho, além de ter lecionado Bíblia no Seminário São João XXIII e na Faculdade Católica de Rondônia.

Recentemente, ocupou a vaga de reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.