Pandemia: eventos de massa para até 150 pessoas são liberados para cidades com risco moderado no RN

Os eventos de massa já podem ser realizados no Rio Grande do Norte a partir desta sexta-feira (23). Conforme o cronograma definido pelo Governo do Estado, estão liberados os eventos para público de até 150 pessoas, desde que não ultrapasse 20% da capacidade do local. Cinemas e teatros poderão ter até 60% da capacidade e eventos corporativos poderão ter até 450 pessoas, também a partir desta sexta-feira. Os cuidados com higiene, distanciamento e utilização de máscaras seguem em vigor. Contudo, a liberação ainda está condicionada aos indicadores compostos.

Para que os eventos de massa sejam retomados, as cidades precisam estar com risco baixo ou moderado no indicador composto que analisa os dados da pandemia. O indicador leva em consideração o panorama da epidemia e a capacidade de resposta do Estado. Os parâmetros são definidos em Nível 1: Risco Baixo – Cor Verde Claro; Nível 2: Risco Moderado – Cor Verde Escuro; Nível 3: Risco Médio – Cor Amarela; Nível 4: Risco Alto – Cor Laranja; Nível 5: Risco Extremo – Cor Vermelha.

A liberação, portanto, ocorre somente para as cidades com as cores “verde claro e verde escuro”, de acordo com a situação da pandemia. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Natal, Mossoró e Parnamirim, por exemplo, estão com os níveis “amarelo claro”, que é um risco médio e, assim, não poderiam abrigar eventos de massa.

De acordo com o decreto publicado no dia 23 de junho, o Governo estabeleceu três grupos com os tipos de eventos permitidos, com duas previsões de datas para eles. Inicialmente, os eventos corporativos, técnicos, científicos e convenções, assim como o funcionamento de cinemas, museus teatros, circos e parques de diversões, têm cinco fases para a retomada, que começou no dia 25 de junho e vai até 20 de agosto, com liberação gradativa de número de pessoas e percentual de ocupação dos locais. Esses eventos são liberados para cidades com risco médio.

Já para os eventos de massa, sociais, recreativos e similares, as cinco fases começam nesta sexta e vão até o dia 17 de setembro, quando haverá liberação para ocupação de 100% dos locais destinados aos eventos e sem limitação no público.

Além da condição de que o indicador esteja de acordo com o evento que será realizado, todos eles, se realizados com público inferior a 450 pessoas, deverão ser comunicadas previamente à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Caso o público seja previsto entre 450 e 600 pessoas, ficam condicionadas à autorização prévia após requerimento encaminhado ao Gabinete Civil. Já para eventos com público superior a 600 pessoas, ficam condicionadas à autorização prévia da Sesap.

Da Tribuna do Norte