Pacientes de Patos são transferidos para CG devido à interrupção no abastecimento de oxigênio

Nove pacientes do Hospital Regional de Patos, no Sertão paraibano, foram transferidos para Campina Grande, na madrugada desta terça-feira (25), devido a uma interrupção inesperada no abastecimento de oxigênio na unidade.

Em nota, a direção do hospital informou que o caminhão que transportava cilindros de oxigênio para a unidade se envolveu em um acidente em Minas Gerais. Para garantir que todos os pacientes recebessem tratamento adequado e evitar a escassez de oxigênio, o Regional de Patos solicitou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) desse suporte às transferências.

Ambulâncias enviadas pelo Hospital de Trauma de Campina Grande e por outras unidades do Sertão fizeram o transporte dos pacientes. De acordo com a direção do Hospital Regional de Patos, também foi realizado um mutirão para aporte de cilindros extras.

“O hospital tinha 20 torpedos de oxigênio, conseguiu mais 15 e vai receber outros 50 que estão vindo de Mossoró (RN). Um caminhão extra está sendo abastecido no Cabo de Santo Agostinho, em Suape (PE), e chegará nesta terça-feira”, informou o Regional de Patos. “As transferências tiveram caráter preventivo, visando diminuir o consumo na unidade enquanto a unidade é reabastecida”, reforçou a SES.

“Até o presente momento a situação é absolutamente estável. O hospital dispõe de 80 cilindros de reserva para suporte e segurança da operação, até o reabastecimento da unidade, que deve ocorrer até o final da manhã. Para garantir celeridade no percurso, a Secretaria de Estado da Saúde providenciou junto à Polícia Rodoviária Federal a escolta do transporte de oxigênio”, esclareceu Daniel Beltrami, secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que seis pacientes de Patos foram recebidos pelo Hospital de Trauma, enquanto que os outros três foram acolhidos pelo Hospital das Clínicas. Todos apresentam estado de saúde estável. Dois deles estão em UTI e sete em enfermarias.

Às 12h08, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba informou que já havia chegado oxigênio em Patos.

Do Portal Correio