Operação Calvário: PF e CGU deflagram nova fase na Paraíba; buscas são feitas na Lotep

Foi deflagrada, nesta terça-feira (10), a oitava fase da Operação Calvário. A nova etapa apura indícios de lavagem de dinheiro de recursos desviados de organizações sociais da área da saúde, por meio de jogos de apostas autorizados pela Loteria do Estado.

Nove mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de João Pessoa e Bananeiras, em residências dos investigados, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), na sede da Lotep e do Paraíba de Prêmios. As ordens judiciais são cumpridas pela Polícia Federal e pelo Grupo Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, com participação de auditores da Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com a Polícia Federal, as investigações demonstram que parte dos recursos foram desviados com a participação de um auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que teria recebido vantagem indevida para embaraçar ou obstar a fiscalização nas organizações sociais.

A oitava fase da Operação Calvário também investiga o comunicador Fabiano Gomes. Ele foi preso. De acordo com a Polícia Federal, Fabiano teria usado seus canais de imprensa para constranger investigados ou potenciais investigados a pagarem propinas. As investigações apontaram que ele ameaçava revelar conteúdo sigiloso caso não recebesse os valores. O profissional teria, ainda, ofendido a honra de autoridades responsáveis pela Operação Calvário, pois alegava, indevidamente, que elas eram sua fonte de acesso aos dados privilegiados.

Do Portal Correio

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.