ONU de 1945 não vale nada em 2023, diz Lula

Lula durante Conversa com Presidente
Lula disse que Israel tem "jogado dinheiro fora" com a guerra contra o Hamas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (14.nov.2023) que a ONU (Organização das Nações Unidas) de 1945, ano em que foi criada, “não vale nada” em 2023 e que a organização precisa mudar quanto ao funcionamento. O petista afirmou ser “incompreensível” o veto dos EUA à resolução do Brasil no Conselho de Segurança e defendeu o fim do direito de veto.

“Só um país teve o direito de vetar e vetou, que foi os EUA, isso é incompreensível. Por isso, nós lutamos para mudar a ONU. A ONU de 1945 não vale mais nada em 2023”, declarou Lula durante transmissão do programa Conversa com o Presidente.

Lula voltou afirmar que as atitudes que Israel vem cometendo no conflito na Faixa de Gaza contra o grupo extremista Hamas é “terrorismo”. “Atitude de Israel com relação às crianças, com relação às mulheres, é atitude igual terrorismo. Não tem como dizer outra coisa”, disse.

O petista afirmou que Israel tem “jogado dinheiro fora” com a guerra contra o Hamas. Também disse que países tentam diminuir o gás efeito estufa no mundo, enquanto “os caras ficam jogando bomba toda hora”, em referência aos bombardeios israelenses.

“Quanto dinheiro jogado fora. Quanto dinheiro gastado numa guerra quando temos 735 milhões de crianças passando fome no mundo”, disse Lula.

Assista à live “Conversa com o presidente” (44min15):

 

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.