Obras da Barragem de Oiticicas estão paralisadas e Consórcio EIT-Encalso dispensa funcionários

As obras de construção da Barragem de Oiticicas estão paralisadas. De acordo com informações chegadas ao Blog do Marcos Dantas, o Consórcio EIT-Encalso tem alegado falta de repasse financeiro para a obra.

Uma fonte garantiu ao Blog que a obra parou no dia 15 deste mês, e muitos funcionários foram dispensados até que se resolva o problema. Pelo que a nossa reportagem conseguiu apurar, os recursos financeiros, que são do Governo do Federal estão garantido, mas a liberação depende da contrapartida do Governo do Estado, que não vem conseguindo efetuá-la. O Blog conversou com Mairton França, secretário-adjunto de Recursos Hídricos do RN, que confirmou já ter tomado conhecimento da paralisação das obras, e deu a versão do Estado:

A prioridade hoje é a conclusão do pagamento da folha de pagamento dos servidores do Estado. Estamos trabalhando em Brasília para que possamos dispensar a contrapartida. A Semarh concluiu uma Nota Técnica, e já a encaminhou ao DNOCS e ao Ministério da Integração, que esclarece e justifica as necessidades de recursos adicionais para concluir a obra, que se encontra em sua “reta final”. Nessa Nota, o Estado solicita zerar a contrapartida tendo como justificativa a agudização da crise financeiras nos últimos meses”, explicou Mairton.