O telefonema que levou a pedido de impeachment de Trump a um ano da eleição nos EUA

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou nesta terça-feira (24) um pedido de abertura de processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.O pedido é o primeiro passo concreto entre as diversas tentativas dos democratas de iniciarem um processo de impedimento do presidente, republicano, desde o início de seu mandato. A informação é da Folha de S. Paulo.

A gota d’água para o movimento do Partido Democrata —que tem maioria na Câmara— foi uma ligação telefônica entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A conversa, cujo áudio ou transcrição ainda não vieram a público, teve sua existência revelada na semana passada por uma reportagem do jornal Wall Street Journal.

No diálogo, ocorrido em julho, Trump teria pedido que seu interlocutor ucraniano investigasse Joe Biden, principal pré-candidato democrata na corrida para as eleições de 2020, e seu filho, Hunter Biden, que é integrante do conselho de uma empresa de gás ucraniana.

A gota d’água para o movimento do Partido Democrata —que tem maioria na Câmara— foi uma ligação telefônica entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.