Novembro registra chuvas acima do esperado no RN

O mês de novembro tem sido de chuvas constantes no Rio Grande do Norte. Até esta terça-feira (22), foi registrada uma média de 24,3 milímetros no Estado, superando em 130,6% a média esperada para o mês inteiro, de acordo com dados do Sistema de Monitoramento Hidrometereológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Era esperado para este mês uma média de 10,6mm, mas restos de frentes frias das regiões Sul-Sudeste, somadas à presença do fenômeno La Ñina, aumentaram a ocorrência de chuvas no território potiguar.

“O mês de novembro de 2022 tem apresentado boas chuvas, distribuídas em praticamente todas as regiões do Estado com maior concentração nas Regiões do Seridó e no Alto Oeste”, disse Gilmar Bristot, chefe da unidade instrumental de meteorologia da Emparn.

O Oeste do RN recebeu, em média, 46,9 milímetros de chuva, sendo a incidência maior nos municípios de Serra Negra do Norte (161,6 mm) e Luís Gomes (145,2 mm).

A tendência para os próximos meses (dezembro, janeiro e fevereiro), de acordo com as análises, é de ocorrência de chuvas com volumes de normal a acima do normal. “Existe a previsão do fenômeno La Ñina permanecer no Oceano Pacífico até meados de 2023 e as condições termodinâmicas do Oceano Atlântico se manterem mais aquecidas. Devido a isso, há uma forte tendência de precipitações de normal a acima do normal”, finalizou Bristot.

Tribuna do Norte