Nova variante do coronavírus se espalha pela Europa, alertam cientistas

Uma variante do coronavírus, que surgiu entre trabalhadores no nordeste da Espanha em junho, se espalhou rapidamente por grande parte da Europa desde o verão do hemisfério Norte e é a responsável pela maioria dos novos casos de Covid-19 em vários países do continente, que vive uma segunda onda  de infecção.

Uma equipe internacional de cientistas que rastreia o vírus por meio de suas mutações genéticas descreveu a disseminação da variante, identificada pelo acrônimo 20A.EU1, em um artigo publicado nesta quinta-feira.

Nos últimos dois meses, a nova cepa representou cerca de 90% das novas infecções na Espanha. Ela provocou de 40% a 70% dos novos casos na Suíça, Irlanda e Reino Unido em setembro. Também é prevalente na Noruega, Letônia, Holanda e França.

O estudo, que ainda não foi publicado com revisão de cientistas independentes, sugere que pessoas que voltaram de férias na Espanha desempenharam um papel fundamental na transmissão do vírus pela Europa. Essa é uma possibilidade que levanta indagações sobre se a segunda onda que está varrendo o continente poderia ter sido reduzida com uma melhor triagem em aeroportos e outros centros de transporte. No entanto, o estudo não aponta a nova cepa como causadora da segunda onda de transmissão da Covid-19 no continente.

Do Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.