Nova explosão solar deve projetar aurora boreal novamente no Hemisfério norte; entenda

Panorama da aurora boreal provocada por enorme explosão solar
Panorama da aurora boreal provocada por enorme explosão solar — Foto: Reprodução

Imagens de um fenômeno atípico de Aurora Boreal chamaram atenção pela ocorrência em países que normalmente não recebem a projeção de luzes coloridas e naturais no céu, na semana passada. Conforme o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, em Exeter, o fenômeno deverá se repetir no Hemisfério norte, durante a noite desta sexta para sábado, devido à mais uma explosão solar.

Segundo os meteorologistas da Inglaterra, há uma “pequena chance” de impactos visíveis de Ejeção de Massa Coronal (CMEs), que são as grandes expulsões de plasma do Sol. Na semana passada, a tempestade solar teve como causa um aglomerado “grande e complexo” com 17 vezes o tamanho do diâmetro da Terra.

“Isso pode trazer algum aprimoramento limitado à aurora, com o ligeiro potencial de permitir alguma visibilidade até o sul, até o norte da Escócia ou latitudes semelhantes”, disseram os meteorologistas.

Na última ocasião, viralizaram vídeos das luzes na França, Turquia, Holanda, Rússia, Dinamarca, Ucrânia e Eslováquia.

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou neste sábado as primeiras imagens do Sol no momento em que ocorreram as erupções solares.

A NOAA classificou a tempestade geomagnética como “extrema”, pois é a mais poderosa desde outubro de 2003, quando várias explosões de plasma da coroa solar causaram apagões na Suécia e danos à infraestrutura energética na África do Sul.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.