“Nosso desejo e perspectiva é iniciarmos as aulas presenciais no dia 1º de março, diz diretor do CDS ao anunciar início das matrículas

CARTA DO DIRETOR DO COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE AOS DILETÍSSIMOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS DE ALUNOS, BEM COMO À COMUNIDADE DE CAICÓ E DO SERIDÓ,

Caicó – RN, 02.12.2020.

Caríssimos

Se pudéssemos eleger o sentimento do ano de 2020, ele seria a falta. O dicionário a classifica como ato ou efeito de faltar; de não estar em um lugar onde se poderia ou deveria estar; ausência. A pandemia do coronavírus isolou as pessoas em suas casas, fechou comércio, fronteiras entre países e também as escolas. Os pátios, antes tão barulhentos, ficaram silenciosos. As salas de aula, antes tão cheias de olhares curiosos e interações, foram preenchidas pelo vazio do distanciamento social.

Se antes a rotina dos educadores envolvia o agitado ambiente escolar, com o anúncio das medidas sanitárias de combate ao coronavírus, a sala de aula calorosa deu lugar a telas frias do computador e do celular. Desse choque de realidades surgiu uma profunda sensação de solidão. O professor nesse momento é um herói. Ele, que se via diante de uma sala lotada, agora está diante de uma tela, muitas vezes sozinho.

O primeiro momento do aprendizado digital é de extrema solidão. Depois do choque inicial, a busca pelo vínculo. Quando o primeiro choque passa e o educador se reconhece na nova realidade, a sensação de isolamento diminui e começa um novo momento: o trabalho de educação à distância ou o chamado ensino remoto.

Foi assim que o CDS viveu o início dessa pandemia. E apesar de tudo olhou para a frente. Compreendemos mais do que ninguém o pensamento do ex-presidente americano John Kennedy: “A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro”. Estivemos sempre na vanguarda dos acontecimentos. Todas as nossas decisões enquanto Escola, posteriormente, se revelaram como sábias, prudentes e pioneiras. Assim estamos concluindo o ano de 2020, salvaguardando os valores que nos permeia enquanto Escola: preservação da vida, o respeito e o cuidado com o outro.

Estamos na iminência do ano letivo de 2021, ainda com algumas incertezas, porém na mais completa convicção de que estaremos atentos aos sinais dos acontecimentos e prontos para respondermos aos desafios que se colocarem, enquanto perdurar a pandemia do coronavirus. Nosso desejo e perspectiva é iniciarmos as aulas presenciais no dia 1º de março de 2021.

Todos os esforços estão sendo feitos para que assim o seja. No entanto, nem tudo depende da nossa vontade, porque não vivemos isoladamente, fazemos parte do Sistema Estadual de Ensino do RN e temos que nos adequar à normatização desse Sistema.

As matrículas para o novo ano letivo têm início no próximo dia 08 deste mês de dezembro. Queremos convidar a todos para virem conhecer o Colégio Diocesano Seridoense, bem como seu projeto pedagógico em todos os seus níveis de ensino. A escolha do colégio onde seu filho irá estudar é a primeira decisão importante que o pai, a mãe ou o responsável deverá tomar, porque é ali onde a criança irá vivenciar o período mais importante de sua vivência estudantil e os responsáveis precisam conhecer essa realidade.

Estamos disponíveis, com todas as medidas de segurança, para receber a visita, através do agendamento. Nossos agradecimentos a todas as famílias que escolheram o Colégio Diocesano Seridoense: aos que já fazem parte da Família Diocesano, o nosso agradecimento pela confiança que continua; aos que haverão de escolher, a certeza de que estão optando pelo melhor para os seus filhos.

Assim, como Diretor do Colégio Diocesano Seridoense, quero acolher a todos com alegria, fé e esperança, de uma maneira bem especial, nossos alunos, veteranos e novatos, se bem que em 2021, temos a sensação de sermos todos novatos, dado o isolamento a que fomos submetidos no ano anterior. Gostaria de exortar aos nossos estimados pais e alunos que continuem acreditando na capacidade de discernimento e na sensibilidade deste Diretor, que em nenhum momento hesitará em tomar a melhor decisão para o bom andamento do novo ano letivo, associada à proteção, cuidado e preservação da vida de toda Família Diocesano! Deus nos abençoe a todos!

Pe. Francisco de Assis Costa da Silva
Diretor do CDS