Neoenergia Cosern moderniza rede elétrica de Lagoa Nova e de Cerro Corá, na Serra de Santana

A Neoenergia Cosern modernizou 5,4 quilômetros de redes elétricas em Lagoa Nova e Cerro Corá, na região do Seridó, beneficiando cerca de 27 mil potiguares nos dois municípios que estão se destacando no cenário econômico estadual pelo turismo, esportes de aventura e produção de energia eólica.

Em Lagoa Nova, foram substituídos 2,3 quilômetros de cabos antigos da rede de baixa tensão por cabos novos, do tipo multiplexados, mais compactos, seguros e que evitam podas desnecessárias de árvores próximas à rede elétrica.

Já em Cerro Corá, a Neoenergia Cosern substituiu 3,1 quilômetros de redes antigas de média tensão por redes novas, do tipo “spacer”, mais compactas e que reduzem a poluição visual em trechos urbanos.

Entre as duas cidades, a concessionária também deslocou um trecho de 1,2 quilômetros de rede elétrica do percurso original – de difícil acesso, por entre as serras – para as margens da RN-087.

Com a mudança de local da rede elétrica, o acesso das equipes técnicas de manutenção foi facilitado, diminuindo consideravelmente o tempo de reestabelecimento do fornecimento em caso de eventual interrupção causada por fatores externos como queda de árvores sobre a rede e descargas atmosféricas (raios), por exemplo.

“As obras entre Lagoa Nova e Cerro Corá fazem parte do trabalho de modernização da rede elétrica em todo estado com o intuito de reforçar a segurança com a população e a confiabilidade do sistema elétrico”, explica José Gomes, gerente de Operações para as regiões Oeste e Seridó da Neoenergia Cosern.

“Com esse trabalho, a distribuidora reforça, de maneira expressiva, a qualidade do fornecimento de energia para os potiguares nessa região tão importante do estado”, ressalta o gerente.

Outras obras importantes no Seridó

Em setembro, a Neoenergia Cosern concluiu uma nova rede elétrica com cerca de um quilômetro de extensão em Parelhas, beneficiando cerca de 25 mil consumidores. Já em Currais Novos, a concessionária modernizou 700 metros quilômetros de rede de média tensão em três ruas importantes da cidade.

Entre Santana do Seridó e de Equador, a Neoenergia Cosern entregou, em maio, um novo trecho de seis quilômetros de rede elétrica. Além dessa obra, foi construída também uma nova rede de aproximadamente 14 quilômetros para possibilitar que o município de Equador, na divisa com a Paraíba, tenha uma segunda opção de fornecimento de energia em caso de urgência. Essas duas obras beneficiaram aproximadamente 2.500 famílias e empresas em Equador. A Neoenergia Cosern ressalta que a população sempre mantenha distância da rede elétrica. Para outras orientações de segurança, acesse o site da distribuidora (www.neoenergiacosern.com.br).