Natal vacina 50 mil idosos em dois dias de campanha de vacinação contra Influenza

Nos primeiros dois dias de vacinação, a capital potiguar imunizou 50 mil idosos contra a Influenza nos 63 postos de saúde e quatro novos postos de atendimento nas 4 regiões de Natal. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Natal tem 82 mil idosos acima de 60 anos. A meta de vacinação de Influenza é vacinar 90% da população idosa. Ou seja, a capital imunizou 60,97% de seus idosos.

“Estamos tendo uma procura exagerada. Provocada pela pandemia do Coronavírus. Estamos vacinando contra influenza, H1N1 e outras gripes. A vacina não tem efeito para COVID-19. Mas os idosos estão correndo para as unidades de saúde. Pedimos calma e paciência pois temos até o dia 22 de maio”, explicou Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância Sanitária da SMS-NATAL.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, (SMS-NATAL), muitos idosos de outros municípios do Estado estão chegando nas unidades para se vacinar. “ Mantive contato com o Estado para que a Secretaria Estadual de Saúde faça a reposição do estoque. É importante destacar que o quantitativo que recebemos é para população de Natal”, disse o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

George Antunes, secretário de saúde de Natal, reforça que a vacina não combate o COVID-19, que ainda não tem vacina ou medicação para o combate. “Esta campanha é para Influenza. E, repito: não combate o Coronavírus. Lembramos que a campanha de Influenza segue até 22 de maio e que até o dia 15 de abril é exclusivamente para idoso”, salientou George Antunes.

Devido à grande procura da população no primeiro dia, a SMS-NATAL junto com parceiros conseguiu abrir cinco novos postos de vacinação em locais estratégicos da cidade, como: Drive Thru do Arena das Dunas, Sede da Cruz Vermelha, Praça Augusto Leite, Ginásio Nélio Dias e Sala de vacinação do Hospital Infantil Varela Santigo.

“A abertura desses novos postos de vacinação só foi possível em virtude da cooperação com a UFRN, Conselho de Enfermagem, Cruz Vermelha e Unimed que cederam voluntários. O atendimento é exclusivo para idosos”, explicou Juliana Araújo.

Para o terceiro dia de vacinação, a Unimed estará vacinando no shopping Via Direta exclusivamente para os idosos do plano. GEAP Saúde e CAURN- também irão vacinar seus beneficiários do plano, em suas sedes.