Munição usada na Guerra Civil dos EUA é encontrada em limpeza de rio na Carolina do Sul

Projéteis encontrados em rio da Carolina do Sul
Projéteis encontrados em rio da Carolina do Sul — Foto: Reprodução

A empresa norte-americana de energia Dominion Energy anunciou, nesta segunda-feira (13), que seu projeto de limpeza do Rio Congaree, na Carolina do Sul, foi concluído com um ano de antecedência e uma bela surpresa: os funcionários que trabalhavam para livrar o leito do rio do alcatrão tóxico encontraram artefatos históricos que remetem à Guerra Civil dos Estados Unidos.

Balas, bolas de canhão e até mesmo espadas foram desenterradas das águas, onde tropas da União despejaram equipamentos militares para desferir um golpe nas forças rebeldes do sul. Os artefatos históricos foram descobertos enquanto equipes faziam a remoção de um material semelhante ao alcatrão do rio Congaree, o que promoveu novas evidências da campanha do General da União William T. Sherman no sul, no final da Guerra Civil.

A Guerra de Secessão dos Estados Unidos começou em 1861 e foi marcada pelas divergências políticas e econômicas do norte e do sul do país. A liderança do movimento segregacionista estava na Carolina do Sul.

De acordo com o gerente do programa arqueológico da TRC, Sean Norris, os artefatos não serão exibidos por mais alguns anos, já que precisam passar por um processo eletroquímico para a conservação, além de medição e identificação. A previsão é de que as relíquias sejam encaminhadas para o Museu Militar e Sala de Relíquias Confederadas da Carolina do Sul, na Columbia.

— É uma boa história. Pudemos pegar uma parte real disso, em vez de apenas o registro escrito mostrando que foi isso que aconteceu — disse Norris à CBS.

Para o governador republicano da Carolina do Sul, Henry McMaster, a preservação é necessária para que as gerações atuais aprendam com a história.

— Quando lemos sobre essas coisas e vemos artefatos, isso nos leva de volta a quão afortunados somos neste estado e neste país por estarmos onde estamos — ressalta McCaster.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.