Mundo vê salto de 21% em óbitos; EUA voltam a superar Brasil

Vacinação Covid ubs asa sul Brasília-DF, 11/06/2021 Foto: Walterson Rosa/MS

Com um ritmo de vacinação desigual pelo mundo e medidas precipitadas de governos para reabrir suas economias, o mundo vê um novo avanço da pandemia da covid-19. Na semana entre os dias 19 e 25 de julho, foram 3,8 milhões de novas contaminações, uma alta de 8% e liderada pelas Américas e região do Pacífico.

De acordo com a agência, no atual ritmo, o mundo irá superar a marca de 200 milhões de casos acumulados em menos de duas semanas.

Mas foram as mortes que mais surpreenderam a OMS. Em seu informe semanal, a entidade aponta para um salto de 21% nos óbitos, em comparação ao período entre os dias 11 e 18 de julho. No total, foram 69 mil registros. O número é o maior desde abril, quando a vacinação ainda engatinhava.

No caso das Américas, os números voltam a assustar. Depois de três meses de quedas em mortes e novos casos, a região registrou alta de 30% na transmissão e 29% em óbitos. Foram 1,2 milhão de novos casos e 29 mil mortes na semana.

Os EUA voltaram a liderar, com alta de 131% nos casos e 500,3 mil novos registros na semana. A nova realidade forçou as autoridades a reconsiderar o uso de máscaras, enquanto o governo insiste em campanhas para convencer a população a se vacinar. No Brasil, foram 324 mil novos casos, um aumento de 13% em comparação à semana anterior. Em termos de mortes, foram 8,8 mil no Equador, contra 7,9 mil no Brasil —uma queda de 9%.

Do Uol

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.