MPRN realiza vistorias nos museus potiguares

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou uma série de vistorias nos museus tombados como patrimônio histórico no Estado, na manhã desta quarta-feira (14), com o objetivo de averiguar as condições estruturais dos Museus Café Filho, Arte Sacra, Memorial Câmara Cascudo e Instituto Histórico e Geográfico do RN.

A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CaopMA), Mariana Barbalho, é uma das integrantes da comissão, formada por representantes de diversos órgãos, como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Corpo de Bombeiros e Fundação José Augusto.

“Nas vistorias, foram averiguados os planos de prevenção a incêndio e foi realizada uma fiscalização da estrutura física desses imóveis. Após essa ação inicial, será programada uma agenda mensal de vistorias para acompanhar a situação de cada instituição”, explicou a representante ministerial.

A iniciativa faz parte da Ação Nacional envolvendo unidades do Ministério Público estadual de 15 estados brasileiros, mais o Ministério Público Federal, que começou a ser articulada após o incêndio que assolou o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, com a perda de grande parte do acervo e destruição da edificação.

Essa vistoria e as próximas a serem realizadas vão subsidiar o prosseguimento da atuação da 71ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Natal, onde constam mais de 40 inquéritos civis em andamento sobre patrimônio histórico e cultural.