Moedas de prata de frota espanhola que naufragou há mais de 300 anos são encontradas por caçadores de tesouros nos EUA

Moedas prata e outros artefatos encontrados nos destroços da Frota das Índias, de 1715, ne Flórida
Moedas prata e outros artefatos encontrados nos destroços da Frota das Índias, de 1715, ne Flórida — Foto: Queens Jewels, 1715 Treasure Fleet

Segundo dados, 80% do oceano nunca foi explorado. Por isso, a busca submarina por tesouros leva muito exploradores ao mar. Foi assim que um grupo de pessoas encontrou centenas de moedas de prata com mais de 300 anos, na Flórida, nos Estados Unidos.

Esses caçadores de tesouros encontraram uma antiga frota espanhola na costa atlântica em junho, dentro da qual acharam 214 moedas e outros artefatos. Eles concluíram que se tratava da Frota das Índias, de 1715, que voltava para a Europa depois de deixar a Ásia. No entanto, a frota afundou devido a um furacão, perto de Vero Beach, na Flórida.

— De certa forma, foi um pouco paralisante. Você não espera por isso. Você sempre espera, mas nunca espera — disse Grant Gitschlag, um dos membros do grupo, à mídia local, ‘Fox 35’.

Depois de encontrar o tesouro desaparecido, eles falaram com a ‘1715 Fleet – Queens Jewels, LLC’, nome da operação de salvamento de naufrágios históricos que tem permissão para atuar nas águas da Flórida.

— É a descoberta. É sobre a descoberta. Adoro a história, sendo a primeira pessoa em 309 anos a encontrar o que antes estava perdido numa tragédia — disse Corinne Lea, mergulhadora do grupo.

Neste momento, de acordo com a ‘Fox 35’, estão em curso esforços de conservação para limpar todas as moedas históricas. Eles ainda estão cobertos de areia e conchas com mais de 300 anos, mas quando o processo for concluído, mais informações poderão ser descobertas sobre a história.

De forma preliminar, a operadora do salvamento já indicou que as moedas encontradas eram de alto valor.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.