Ministro anuncia leilão do Terminal Público Pesqueiro em Natal

Terminal Pesqueiro de Natal RN Ribeira Rio Potengi Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Governo do RN
Terminal Pesqueiro de Natal RN Ribeira Rio Potengi Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Governo do RNMinistro anuncia leilão do Terminal Pesqueiro de Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, anunciou nesta segunda-feira (13), em Natal, que o governo federal pretende fazer um novo leilão do Terminal Público Pesqueiro, localizado no bairro da Ribeira, na Zona Leste da capital potiguar.

Em agenda no Rio Grande do Norte, o ministro afirmou que a equipe está trabalhando na elaboração de um edital. A expectativa, ainda de acordo com ele, é de que o edital seja lançado ainda em 2023 e a estrutura passe a ser operada até o fim do primeiro semestre de 2024.

O terminal começou a ser construído em 2009 e em 2010 já tinha cerca de 95% da estrutura concluída, porém a obra foi paralisada e nunca concluída.

Segundo o ministro, a última tentativa de leilão ocorreu no ano passado, mas a concorrência foi deserta. O terminal tinha sido incluído no Programa Nacional de Desestatização (DSN) do governo federal em 2021.

A expectativa é que terminal tenha, entre suas principais atividades, a comercialização e exportação de atum pescado na costa potiguar.

“A gente não ver funcionar (o terminal) é sempre uma grande uma frustração. Nós estamos trabalhando e eu tenho muita convicção de que dessa feita a gente vai, atendendo a uma determinação do presidente Lula, colocar em funcionamento o terminal pesqueiro, que será um instrumento valioso para consolidar e fazer a pesca no Rio Grande do Norte avançar”, disse o ministro.

Em entrevista coletiva antes de uma reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT), o ministro também anunciou a assinatura de dois convênios: um de cerca de R$ 900 mil para apoio material à pesca artesanal; e outro de R$ 230 mil para cursos de capacitação de jovens pescadores.

A expectativa é de que a comitiva do ministério participe de uma visita ao Terminal Público Pesqueiro na tarde desta segunda-feira (13).

O ministro ainda tem agenda programada para o Rio Grande do Norte nesta terça-feira (14), na abertura da Feira Nacional do Camarão 2023 (Fenacam).

Fonte: G1 RN

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.