Mestrado em Geografia do Ceres realiza primeira defesa de dissertação

O Programa de Pós-graduação em Geografia do Ceres realizou nesta segunda-feira, 21, a primeira defesa de dissertação do curso de mestrado, com a apresentação do trabalho Correlações entre os ciclos solares e o regime pluviométrico na região geográfica intermediária de Caicó no período de 1913 a 2019.

De autoria de Francisco Monteiro, a pesquisa analisou  a existência de alguma relação entre essas duas variáveis e suas repercussões no semiárido do Rio Grande do Norte, especificamente na região intermediária de Caicó. Os resultados mostraram elevada amplitude tanto para a precipitação quanto para a atividade solar.

Os dados de precipitação foram obtidos na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), na Estação Climatológica do Seridó (CP) e no Banco de Dados Meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (BDMEP). Os dados de atividade solar foram obtidos junto ao Observatoire Royal de Belgique, (ORB).

A banca presidida pela professora orientadora Rebecca Luna Lucena, contou com as participações dos professores José João Lelis Leal de Souza e Almir Miranda, todos da UFRN e externo à instituição professor Marcelo Oliveira Moura, da UFPB.

O evento  foi transmitido pelo Youtube.