Marinha do Brasil apoia Operação Sorriso em Mossoró-RN

A Marinha do Brasil (MB) está apoiando a Operação Sorriso na cidade de Mossoró-RN, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte. A organização médica voluntária, dedicada a reunir profissionais para operar gratuitamente crianças carentes nascidas com fissura labial e fenda palatina, promoverá uma missão no município de 13 a 18 de janeiro.

A MB, por intermédio do Comando do 3º Distrito Naval, está empregando militares de Organizações Militares localizadas em Natal-RN, Areia Branca-RN e Fortaleza-CE, que atuam no apoio logístico à operação e na triagem dos pacientes que pretendem realizar cirurgias. A parceria com a Operação Sorriso vem sendo mantida desde 2008, quando a MB começou a apoiar missões desta organização médica voluntária em todo o Brasil.

Em Mossoró-RN, estão previstas cerca de 50 operações gratuitas. A cidade já recebeu outras quatro missões, contabilizando mais de 409 pacientes atendidos, com 220 cirurgias realizadas e mais de 3.600 consultas médicas gratuitas oferecidas.

A missão deste ano tem início nesta segunda-feira (13) com a triagem dos pacientes no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, enquanto que as cirurgias estão agendadas para ocorrerem de sexta-feira (16) até domingo (18), no Hospital Wilson Rosado.

Para participar da triagem, basta comparecer ao Centro supracitado nesta segunda-feira, portando documentos de identificação do paciente e do responsável, além de exames de sangue recentes, realizados até três meses antes da missão, caso tenha. O paciente, acompanhado de um
familiar, que residam fora do município, poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção, ficando alojados no Albergue de Mossoró. Quem foi operado em 2018 também deve retornar nesta data para realizar a consulta pós-operatória de 1 ano.

Em 37 anos de trabalho, a Operação Sorriso já transformou a vida de mais de 288 mil crianças pelo mundo. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,5 mil cirurgias em 12 estados brasileiros, tudo de forma
gratuita à população.