O maior cemitério público dos Estados Unidos terá passeios guiados. O Cemitério de Hart Island, também conhecido como Potter’s Field, fica próximo ao Bronx, em Long Island Sound. Segundo o Departamento de Correção dos EUA (DOC), o local é, supostamente, o maior cemitério financiado por impostos do mundo.
Hart Island foi usada pela primeira vez como cemitério público em 1869, para o sepultamento de pessoas que morreram como indigentes ou cujos corpos não foram reclamados após a morte. Segundo o Conselho da Cidade de Nova York, há mais de um milhão de pessoas enterradas no local. A maioria tem familiares que optaram por um enterro público e cerca de 21% dos enterros anuais são de restos fetais.
O DOC vai oferecer dois tours mensais regulares a Hart Island a partir do dia 21 de novembro. As visitas são fornecidas exclusivamente pela NYC Parks e são abertas ao público e gratuitas. O passeio dura em torno de 2h30 e é necessário fazer uma inscrição. Caso o passeio atinja a capacidade máxima, os indivíduos serão selecionados por sorteio.
Em um comunicado, a NYC Parks afirma que a iniciativa é “um esforço para aumentar o acesso à ilha, reduzir os estigmas históricos que cercam seu passado e educar o público sobre seu papel como uma peça importante da infraestrutura da cidade”.
O passeio foi promovido após uma votação da Câmara Municipal em 2019, que tinha o intuito de tornar Hart Island mais acessível às famílias dos falecidos. A ação judicial também tinha o objetivo de transferir o controle do Departamento de Correção para o Departamento de Parques.
A agenda de passeios até a ilha vai do dia 21 de novembro de 2021 até, a princípio, 28 de maio de 2024, sempre às terças-feiras de manhã.
Fonte: O Globo