Lula na ONU: presidente critica ‘falta de vontade política’ para reduzir desigualdades e se compromete com ‘igualdade racial’

Presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, após a sessão de encerramento da cúpula do G20 em Nova Delhi

Ao abrir a Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a agenda das Nações Unidas voltada para o desenvolvimento, a Agenda 2030, pode fracassar. Lula disse que o Brasil está fazendo sua parte para implementar todos os compromissos assumidos pelo país e, de forma voluntária, buscará a igualdade racial.

— A mais ampla e mais ambiciosa ação coletiva da ONU para o desenvolvimento pode se transformar no seu maior fracasso. A maior parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável caminha em ritmo lento. Nesses sete anos que nos restam, a redução das desigualdades dentro dos países e entre eles deveria se tornar o objetivo-síntese da Agenda 2030 — afirmou.

— No Brasil, estamos comprometidos a implementar todos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, de maneira integrada e indivisível. Queremos alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira por meio de um décimo oitavo objetivo que adotaremos voluntariamente —disse o presidente.

Fonte: O Globo