Lula diz que conversou com Macron sobre ‘importância da derrota da extrema-direita’ e desejou sorte para as Olimpíadas de Paris

Lula e o presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Planalto, Brasília
Lula e o presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Planalto, Brasília — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter conversado nesta segunda-feira com seu contraparte francês, Emmanuel Macron, sobre as eleições legislativas no país e a “importância da derrota da extrema-direita pelo bloco democrático”. O presidente também desejou sucesso para as Olimpíadas de Paris, que começam no próximo dia 26.

No dia 7, o bloco de esquerda Nova Frente Popular se consolidou como o maior do Parlamento da França, após os resultados do segundo turno das eleições legislativas. A extrema direita liderada pelo Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen e Jordan Bardella, ficou em terceiro lugar, atrás do bloco de Macron.

Com os resultados, a centrista Yaël Braun-Pivet, aliada de Macron, foi reeleita à presidência do Parlamento, cargo que ocupa desde 2022.

Partidária do Renascimento, sigla do presidente francês, a política venceu sem conquistar a maioria absoluta de 289 votos, mas liderou a votação final, em que vale a maioria simples. O pleito foi o primeiro teste de forças desde as eleições legislativas e pode influenciar diretamente o futuro do novo primeiro-ministro.

Lula publicou nas redes que ele e Macron conversaram por telefone.

“Liguei para o presidente @EmmanuelMacron e conversamos sobre as eleições legislativas francesas que ocorreram há poucos dias, e a importância da derrota da extrema-direita pelo bloco democrático. E desejei muito sucesso para a organização das Olimpíadas de Paris que começam no dia 26 de julho”, publicou o petista no X.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.