O presidente Luiz Inácio Lula da Suilva criticou nesta terça-feira, ao discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU, o atual sistema das Nações Unidas, especialmente o Conselho de Segurança. Ele citou como exemplo a guerra na Ucrânia, que começou em fevereiro do ano passado, com a invasão russa ao país do Leste Europeu.
— A guerra na Ucrânia escancara nossa incapacidade coletiva de fazer valer a carta da ONU. (…) Nenhuma solução será doadora se não baseada em diálogo — afirmou Lula.
O assunto será discutido, na quarta-feira, em um encontro bilateral entre Lula e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O mandatário brasileiro reforçar sua proposta de criação de um grupo de países para negociar um acordo de paz.
Para o Brasil e outros países emergentes, o Conselho de Segurança tem se mostrado incapaz de resolver grandes conflitos. Uma das razões é o pequeno número de países, incluindo a Rússia, com direito a veto.
Lula e Zelensky nunca se encontraram presencialmente para uma reunião bilateral. A última vez em que conversaram por por videconferência, em março deste ano.
m maio, autoridades brasileiras e ucranianas tentaram agendar uma reunião, que acabou não acontecendo. A Ucrânia declarou que houve incompatibilidade de agendas, enquanto o Brasil informou que Zelenky não apareceu, apesar de terem sido oferecidos vários horários.
Fonte: O Globo