Livro “Comida da Terra” será relançado em Caicó durante Encontro de Doceiras

“Comida da Terra – Notas sobre o Sistema Alimentar do Seridó” é uma publicação da editora Sebo Vermelho e destaca o estilo de alimentação seridoense, que é base para a cultura gastronômica. A obra surgiu de estudos de alguns antropólogos e pesquisadores: Julie Cavignac, Muirakytan de Macêdo, Danycelle Silva e Maria Isabel Dantas.

Com a primeira edição esgotada, o livro será relançado em Caicó, durante o 1° Encontro de Doceiras do Seridó, no próximo dia 27 de setembro. A programação incluirá um bate-papo com autores sobre a origem dos alimentos e o contexto histórico de seus processos de produção.

“Objetivamos descrever a paisagem cultural de uma região na qual o passado colonial ainda é presente, pois deixou sua marca no estilo alimentar reivindicado hoje como patrimônio cultural pelos seus moradores”, observa a autora Maria Isabel Dantas. A perspectiva do livro busca apresentar os contextos históricos, econômicos, sociais e culturais dos produtos, levando também a descrever os hábitos alimentares e técnicas oriundas das cozinhas do Seridó antigo, com composições identitárias.

A programação do 1° Encontro de Doceiras do Seridó acontecerá na praça Monsenhor Walfredo Gurgel, em frente à Catedral de Sant’Ana. É um evento gratuito e aberto ao público de diferentes idades. A realização é da JK Produções e Referência Comunicação, com apoio do Sebrae-RN, SESI, SENAC, IFRN Currais Novos, Paróquia de Sant’Ana, Município de Caicó e Rede Seridó de Supermercados.