LIRAa: Cai o índice de infestação do Aedes Aegypti em Caicó; de 5,8% para 3,4%

O Subcoordenador de Endemias no Município de Caicó, Luciélio Henrique, confirmou nesta segunda-feira (20), que foi concluído o 3º Ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 13 á 17 de Setembro de 2021. Os agentes de Endemias constataram que houve uma queda no índice de infestação predial do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zica e Chikungunya. De 5,8% para 3,4%.

Vale lembrar que no mês de Abril foi realizado o 1º levantamento do ano de 2021, onde o índice era de 12,7% aqui em nossa cidade.

“Atribuo esse resultado aos agentes de endemias que através do seu trabalho desenvolvido diariamente vem conscientizando a população, a importância de ser o principal fiscalizador de suas residências, sem falar no trabalho que os mesmos desenvolvem realizando tratamento e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, fazendo assim que esse índice baixe aqui em nossa cidade, contudo vale lembrar que 72,7% dos focos encontrados na cidade de Caicó, foram justamente nos depósitos rasteiros, onde a população tem fácil acesso aos mesmos” disse Luciélio Henrique.

O setor mais crítico em relação a infestação do mosquito Aedes aegypti neste 3º levantamento foi a zona norte, mas com um trabalho de conscientização e outras estratégias que a Coordenação fará junto aos agentes, o setor de endemias espera que a referida área tenha um controle melhor para que os índices de infestação baixem a cada ciclo realizado. E uma das principais medidas de prevenção desse vetor é manter a residência, terrenos baldios, comércios, borracharias, dentre outras localidades, sempre limpo e eliminando os possíveis criadouros que ficam expostos sem a devida proteção.