Jornada Senac: veja cursos de Tecnologia da Informação

A tecnologia está cada vez mais presente em todas as empresas, independente do setor e tamanho. Ela se tornou fundamental para o desenvolvimento, infraestrutura e gestão de todo o ambiente corporativo. Com a Transformação Digital, as empresas precisaram se modernizar para atender às novas necessidades. Por isso, é necessário buscar pelos melhores profissionais do mercado para compor um time de TI qualificado.

A Tecnologia da Informação é o primeiro tema do projeto Jornada, que vai mostrar as vantagens em se qualificar profissionalmente no Senac RN, apresentando o portfólio atualizado e todas as inovações educacionais que a instituição oferece aos seus alunos. As tendências e oportunidades nas áreas de atuação que tem sido mais buscadas na atualidade, como Saúde, Comunicação, Gestão e Negócios e Tecnologia da Informação serão temas discutidos dentro do Projeto. O Projeto Jornada surgiu da parceria entre o Senac e a Tribuna do Norte, com o objetivo de trazer ao público informações mais detalhadas sobre os diversos segmentos que o Senac atua como escola profissionalizante. Foram elaborados vídeos com coordenadores, instrutores e alunos das mais diversas áreas, mostrando os laboratórios, as salas de aula e falando de forma mais detalhada sobre alguns cursos.

Os profissionais de TI têm como principais funções gerenciar as informações das empresas e tratar o processamento de dados, além de ser responsável por toda a parte de softwares, hardwares, informática e engenharia de software.

O setor de TI pode ser dividido em sete áreas de atuação: Segurança da Informação; Administração de banco de dados; Administração de redes; Qualidade de software; Especialistas em Hybrid Multicloud; Programação e Suporte técnico.

Essa crescente informatização tem levado a grandes transformações na área de tecnologia, aumentando a necessidade de se contratar profissionais especializados em diferentes áreas de TI. Só assim é possível dar suporte a todas as necessidades digitais das organizações.

O curso de administrador de redes é um curso de qualificação profissional. É um curso extenso, com 200 horas, e que já sai um profissional para atuar no mercado, em diversas áreas, diz Heloysa Oliveira, Coordenadora de Eixo Tecnológico no Senac RN lembra que para entender a importância da tecnologia da informação é preciso entender o movimento da transformação digital. “Esse movimento já vinha acontecendo ao longo dos anos, mas foi potencializado com a pandemia. A gente tem os nogócios não só de T.I., mas a tecnologia passando por todos”.

Para quem busca uma chance de se capacitar para o mercado de trabalho os cursos técnicos do Senac RN podemser acessados no site www.rn.senac.br.

Entenda cada área 

 

1. Segurança da Informação

A segurança é uma das principais áreas no setor de TI. É essencial contar com profissionais capacitados para realizar a proteção de toda a rede corporativa.

 

A equipe voltada para essa área precisa ser capaz de criar barreiras para proteger os dados, sistemas operacionais e equipamentos da empresa, além de monitorar constantemente a rede para detectar possíveis ataques.

Caso haja alguma violação, vazamento de dados ou ataque à rede, o profissional de segurança da informação deve eliminar todas as ameaças.

2. Administração de banco de dados

Com o aumento do fluxo de dados gerado pela sociedade, é fundamental que as empresas sejam capazes de analisar e interpretar o máximo de informações possíveis de seus clientes.

 

O profissional responsável por essa tarefa deve manter uma base de dados robusta e completa para a realização das análises de Big Data. Além disso, ele deve realizar funções como gerenciar, instalar e monitorar os dados corporativos.

 

3. Administração de redes

Outro profissional crucial para o bom funcionamento de toda a empresa é o administrador de redes. É ele que mantém a integração de todos os setores por meio da rede e também a conexão à internet.

 

O profissional de rede deve possuir grande conhecimento técnico, pois são exigidas habilidades avançadas ligadas à hardwares e softwares.

 

4. Qualidade de software

Menos conhecida do que as outras, essa área é responsável por cuidar das fases de desenvolvimento do software para identificar possíveis falhas no produto.

 

Essa função é muito importante para as empresas, pois o profissional garante o bom funcionamento dos aplicativos antes de serem utilizados pelos usuários.

 

5. Especialistas em Hybrid Multicloud

A  Hybrid Multicloud tornou-se peça-chave para o bom funcionamento de qualquer empresa. Por isso, contar com um especialista no assunto dentro da organização é um grande diferencial.

 

Esse especialista é um profissional estratégico que deve ter a habilidade de planejar, executar e direcionar a capacidade de processamento e armazenamento de dados em diferentes nuvens.

 

6. Programação

Os responsáveis por essa área são responsáveis por transformar os códigos de computadores em programas que podem ser utilizados por usuários.

 

Para exercer essa função, é necessário possuir conhecimento técnico em linguagens de programação.

 

7. Suporte técnico

Para ser um profissional de suporte técnico, o profissional de TI deve resolver os problemas tecnológicos que fazem parte do dia a dia dos demais colaboradores da empresa, como consertar computadores, garantir acesso aos sistemas, entre outras tarefas.