Itans, Boqueirão, Esguicho, Dinamarca e Gargalheiras são incluídos na relação de vistorias prioritárias de barragens da ANA

Da Tribuna do Norte – Após finalizar diagnóstico em todos os reservatórios do país que estão sob sua responsabilidade, a Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou que 10 barragens do Rio Grande do Norte estão identificadas como “prioritárias para visitas in loco” dentro do prazo de 90 dias. Em todo o país, 52 reservatórios serão priorizados para vistorias até o final de maio.

Os reservatórios do Estado que receberão as vistorias de forma prioritária são: Dinamarca, em Acari; Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú; Esguicho, em Ouro Branco; Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Calabouço, em Passa e Fica; Santana do Trairi – a única particular listada – em São Bento do Trairi; Itans, em Caicó; Japi II, em São José do Campestre e Ministro João Alves (Boqueirão), em Parelhas.

Das 10 barragens a serem vistoriadas, três foram consideradas vulneráveis em um relatório da própria agência:  Marechal Dutra (Gargalheiras); Passagem das Traíras e a Calabouço. Outras três receberão recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para reforma: Itans, Japi II e Gargalheiras.